‘’SERÁ QUE PRECISO TOMAR WHEY ANTES DE DORMIR OU NÃO? EU VOU ENGORDAR POR TOMAR PROTEÍNA PURA TARDE DA NOITE? PERDEREI MEUS MÚSCULOS? TEREI BARRIGA DE CHOPP?”

Eita meu caro leitor.

Não precisa se desesperar com isso.

Esse negócio das pessoas falarem que tomar whey tarde da noite engorda, nada mais é do que um engano.

O que acontece de fato para contribuir com que as pessoas engordem de noite, não é quando você toma whey protein.

Mas sim o quanto você consome de comida/calorias durante o dia.

Essa ideia pode ter vindo da lenda do “comer tarde de noite te faz engordar”. Mas isso acontece apenas em ratos.

Pesquisas em ratos que comiam perto da hora natural deles dormirem mostraram que eles engordavam mais em relação aos comedores diurnos mesmo comendo a exata mesma quantidade.  Entretanto…

Humanos não possuem esse problema. Na verdade, muita gente tem mania de beliscar no meio da noite depois do jantar, assim, aumentando o total de calorias consumidas.

Portanto, tomar whey antes de dormir não te faz engordar.

Na verdade, é mais útil utilizar ele antes ou depois do treino para recuperação muscular do que antes de dormir.

Mas, claro, ele pode te fazer engordar sim e pode causar problemas se usado de maneira errada durante o período noturno.

Whey Protein

Whey é uma fonte de proteína achada naturalmente no leite.

Quando o leite é misturado com uma mistura de enzimas coagulantes, a caseína coalha e se separa do soro.  Esse soro passa por inúmeros tipos de processos dependendo do tipo de qualidade de whey protein requerida.

Muito usado por fisiculturistas, atletas ou pessoas que buscam um corpo mais forte, o whey protein ajuda complementar as necessidades diárias de proteínas ingeridas que o corpo deles precisa para suas atividades físicas, promovendo rápido reparo muscular.

O whey protein é basicamente composto por proteínas, um pouco de carboidrato e quase nada de gordura.

Contudo, é bom lembrar, que proteína em excesso pode acarretar em aumento de gordura corporal independente de tomar whey antes de dormir ou não.

Proteína em excesso

Proteínas e carboidratos são super importantes para o corpo.

Proteínas reparam seus músculos danificados pelos exercícios físicos e os tornam mais fortes e maiores para poderem aguentar mais carga.

Carboidratos é a principal fonte de energia do corpo humano, boa parte sendo usada para fazer o cérebro funcionar a todo vapor.

Até gorduras tem sua utilidade facilitando a absorção de certos nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis (Vitaminas A, D, E e K).

Mas como tudo em excesso pode causar seus males, a proteína também não escapa de te fazer mais, cheinho.

Assim como os carboidratos e gorduras, o consumo além do recomendado de proteínas pode acarretar no aumento de sua silhueta na frente do espelho e te impedir de usar sua calça favorita quando for sair pra balada.

Quando o corpo consome toda a proteína que necessita, ele se converte em energia, se a energia não é usada, vira gordura.  Embora você consuma menos calorias do que consome, se seu consumo de proteína é muito maior do que você precisa, você terá dificuldades em chegar no seu corpinho de praia.

Mas isso não quer dizer que você deve substituir carne pelo whey protein. O whey protein é um suplemento de absorção rápida, você o toma para que seu corpo já tenha proteína pronta rodando no seu organismo para ser usada nos músculos.

O whey tem quase nada de gorduras que estão presentes na carne, então será prejudicial ao seu corpo ao longo prazo.

E whey protein pode sair mais caro para o bolso do que comprar 1 kg de acém moído.

O ideal é equilibrar o consumo de proteína vinda da carne com o whey protein para maiores benefícios.

O Whey Protein te faz engordar se não souber como preparar

Dependendo de como você prepara seu shake de whey protein, você pode estar adicionando mais calorias na sua cota diária.

Um copo de whey de chocolate é igual a 120 calorias.

Se adicionar leite, pode ir para 210 calorias (ou mais) e ainda aumenta o tempo de absorção. Ou seja, é realmente muita coisa.

Recomenda-se analisar o rótulo do suplemento para saber seus valores calóricos e assim fazer os cálculos de quantas calorias você está consumindo.

Pois a lógica aqui é simples.

Quantas mais calorias você consome, mais sua barriga aumenta.

Não utilize whey protein sem se exercitar

Whey protein pode sim ajudar a emagrecer.

Afinal, aumentar a queima de gordura que o corpo converte em energia para esquentar o corpo (a famosa termogênese), diminui saciedade aumentando a secreção de CCK (hormônio que regula fome) e suprime o hormônio que estimula o apetite (grelina).

Mas assim como a maioria das dietas, sem a prática de exercício físico, de nada adianta consumir whey.

O corpo se adapta bem a muita coisa, drogas, remédios, café, frio, calor e dietas.

Se respeitarmos a regrinha de “consumir menos para perder mais” sem fazer exercícios, conforme se passa o tempo, o corpo se adapta e conserva mais gordura  diminuindo sua taxa metabólica basal (energia básica para que o corpo se mantenha funcionando durante o sono).

E toda dieta é basicamente alguma restrição de caloria.

Por mais que a dieta parece o caminho mais fácil para perder peso, é o mais fácil de ganhar de volta.

E usando whey protein sem exercício algum, é pedir para ganhar quilos extras na sua conta gordura.

Os exercícios, junto com dieta adequada e whey protein diminui a queda de músculos e aumenta a queima de gordura. Ou seja, traduzindo isso: você fica aparentemente mais rasgado.

Possíveis problemas durante o sono

Alguns suplementos de whey protein pode conter açúcar fazendo você ter mais pique de energia durante a noite, podendo atrapalhar seu sono.

Por isso, se você tiver muitos problemas de sono, whey protein antes de dormir não é recomendável.

E noites mal dormidas é equivalente a menos músculos e mais problemas na balança.

Concluindo, tomar whey antes de dormir não engorda!

Tomar whey antes de dormir não te faz engordar.

O segredo aqui é conhecer seu corpo, sabendo administrar as calorias e proteínas consumidas.

Tendo uma dieta balanceada e praticando atividades físicas com regularidade, o uso do whey protein é incrivelmente benéfica.

Nada de misturar whey com leite, chocolate, cereja, chantilly e esperando ter resultados maravilhosos na sua cintura no dia seguinte.  A opção mais saudável seria tomar whey com água mineral para aproveitar todos os benefícios do seu consumo no pré/antes do treino.

Tomar whey antes de dormir não é recomendado, pois não terá o mesmo resultado comparado ao tomado no período de treinamento, e graças ao açúcar presente em alguns tipos de whey, pode atrapalhar uma boa noite de sono atrapalhando seus ganhos.

Portando, coma certo, treine, durma bem, use whey com inteligência e atinja seus tão lindos resultados que tanto sonha.