Quer perder peso com saúde? Confira os exercícios funcionais para emagrecer que podem mudar a sua rotina e qualidade de vida. Eles são pensados justamente para favorecer o seu desempenho físico e estimular a perda de calorias no corpo. Se não gostar muito de determinadas atividades, você pode conferir uma série de opções distintas para se exercitar!

 

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Permanecer horas realizando atividades nas academias nem sempre são boas atitudes, quando o intuito é perder peso. Os exercícios funcionais para emagrecer têm esse papel na vida de quem quer reduzir as medidas.

O treino para emagrecimento íntegro, que faça a mistura de atividades funcionais e aeróbicas, pode resultar em uma prática física curta, menos desgastante e muito mais eficaz. Quer saber como isso funciona? Continue a leitura!

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Exercícios funcionais para emagrecer rápido

Antes de entender como funcionam os exercícios funcionais, é preciso descobrir o que é um treinamento funcional. Trata-se de uma série de exercícios que tornam as funcionalidades do corpo mais aprimoradas, muito parecido com a técnica do CrossFit. São elas a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora, a potência, a força e a agilidade.

O intuito é transformar o organismo hábil ao exercício da movimentação com a potência máxima. Além disso, pretende-se realizar o fortalecimento do core que é a área central do corpo. A musculatura é responsável pela força que consegue manter a estabilidade da coluna e de toda a flexibilidade do corpo.

Um exercício funcional, portanto, não atua só num músculo isoladamente. A movimentação permite que todas as áreas musculares tenham o exercício integralmente. Essas atividades físicas são realizadas, portanto, com movimentação natural como:

  • agachamentos;
  • saltos;
  • corridas;
  • giros;
  • empurrão;
  • etc.

 

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Itens para exercício funcional

Mas para aqueles que detestam musculação e que não querem mais perder horas e horas na academia, sem perceber diferença no peso, há solução para mudança. Dentre as opções de acessórios para atividades funcionais, as mais comuns são as seguintes, que auxiliam efetivamente na perda de grandes quantidades de calorias:

  • barras;
  • cordas;
  • cones;
  • bolas;
  • step;
  • jump;
  • elásticos;
  • halteres.

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O próprio peso

Aparentemente parece um exercício funcional muito fácil, não é mesmo? Mas há uma diversidade de atividades que fazem uso apenas da força do próprio corpo. E o contrário do que você possa imaginar, esse exercício exige muita força e resistência! Quem está começando, por exemplo, pode dar início a flexão com os pés com apoios nas paredes. O passo seguinte é fazer uso da superfície em inclinação e, em seguida, o próprio solo.

Essas atividades têm uma diversidade de movimentação natural, apresentando praticidade e, portanto, funcionalidade. Há, ainda, a exigência de controle maior do corpo, e consequentemente, a perda do peso.

 

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Quais os melhores exercícios funcionais para emagrecer?

Quem quer emagrecer com saúde pode usufruir dos seguintes exercícios funcionais. Eles utilizam acessórios que cooperam para que os resultados sejam positivos, portanto, sem que você perca tempo fazendo musculação desnecessária.

Corda

Essas cordas são chamadas de navais e têm uma grossura mediada de 5cm com 9 a 15m de comprimento. Elas têm resistência, peso e podem apresentar um comprimento maior. São usadas para exercícios funcionais que prometem índices altíssimos de gastos de calorias através da dinamicidade.

O trabalho muscular superior, bem como o equilíbrio fazem parte de diversas movimentações que podem ser realizadas com as cordas:

  • alto;
  • baixo;
  • vertical;
  • horizontal;
  • diagonal;
  • ondulatório;
  • agachamento.

Vantagens do exercício funcional com corda

  • melhora a agilidade;
  • o equilíbrio do corpo;
  • coordenação motora;
  • capacidade cardiorrespiratória;
  • gastos calóricos;
  • fortalecimento muscular;

Um exercício com corda que pode facilitar a perda de calorias é o de ondulação horizontal da corda naval. Com ele, você deve se posicionar em agachamento, afastando os pés, tendo como base o tronco e o quadril, flexionando de leve, portanto, os joelhos e mantendo a coluna ereta, segurando as extremidades da corda com às mãos.

A partir disso, você terá que fazer movimentos de ondas horizontais com as cordas. Há a necessidade de manter o posicionamento corporal, bem como a postura para não ter problemas. Dê início ao ondulamento, horizontalmente, de forma paralela ao chão, com movimentação de balanço para a parte externa e interna. É preciso fazer a corda tocar o chão.

 

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Jump

O jump é aquele trampolim, em que você se movimenta de forma aeróbica. É, portanto, aquela pequena cama elástica que você pode saltar com diversas movimentações, variando a intensidade. Aulas de jump são muito interessantes para quem quer emagrecer. Isto porque o gasto com calorias é gigante, e auxilia na queima de gorduras. Além disso, atua na contribuição com a corrente do sistema linfático.

Vantagens do exercício funcional com jump

  • tonifica a musculatura;
  • previne a osteoporose;
  • torna a coordenação motora melhor, bem como o equilíbrio.

Faixa Elástica

Essa faixa elástica é uma excelente forma de se exercitar em busca da perda do peso. O acessório, portanto, consegue dar aptidão ao usuário a diversos tipos de exercícios:

  • fisioterapia;
  • exercício funcional;
  • alongamento;
  • pilates;
  • relaxamento.

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Essa faixa elástica é encontrada muito facilmente em lojas de esportes e para atividades que podem ser realizadas, inclusive, em sua casa!

Esse acessório ajuda a desenvolver toda a força e intensidade dos músculos, melhorando a coordenação e explorando a amplitude das articulações. Além disso, há o aumento da flexibilidade e a geração de resistência em relação a movimentação que acontece contraindo os músculos e ao alongá-los. Feito a partir de um material emborrachado, pode ter uso por qualquer faixa etária.

Um exercício funcional para emagrecer é colocar a faixa atrás do corpo, na altura do seu tronco, e deitar-se num banco ou solo com o rosto pra cima. Em seguida, pegar uma das extremidades com cada mão, abduzindo os ombros a 90º e mantendo o cotovelo bem flexionado. Estender os cotovelos, portanto, promovendo as flexões horizontais dos ombros até que una as partes extremas da faixa.

 

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Halteres

Os halteres são acessórios que jamais podem estar em falta numa academia! É um item imprescindível para inúmeros exercícios, inclusive os funcionais que buscam queimar calorias. Ele pode ser produzido em borracha, ferro e variam de tamanhos e pesos. É um grande companheiro na busca do ganho da definição dos músculos e, portanto, da perda do peso.

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Com os halteres, você pode perder peso por meio de um exercício exemplo que se chama agachamento unilateral. Neste caso, é importante alinhar o corpo, colocando um membro inferior frente a outro. Em seguida, você deve flexionar os joelhos e quadril para frente.

O membro à frente deve compor, portanto, um ângulo de 90º ao passo que haja a flexão. Volte ao posicionamento de início e repita três séries de 12 repetições. Faça isso para cada uma das pernas.

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