Seja por uma questão estética, de saúde, bem estar ou até mesmo por interação social, fazer uma atividade física é extremamente importante nas nossas vidas. Com certeza uma das práticas mais comuns dentre todas essas atividades é a musculação. Homens e mulheres de todas as idades lotam todos os dias as milhares de academias espalhadas pela cidade, atrás de um corpo mais bonito, uma melhor disposição para o dia a dia e uma vida mais saudável.

Não importa se você está começando agora ou já é um atleta experiente, é essencial tomar alguns cuidados na hora de praticar algum esporte ou até mesmo malhar. E esses cuidados começam na escolha dos acessórios e equipamentos corretos para a prática de qualquer atividade física. Eles são essenciais para você realizar suas atividades com segurança e conforto.

Nesse artigo vamos mostrar quais são os 5 acessórios indispensáveis na hora de malhar!

 

A importância da musculação para o corpo

Cada vez mais surgem novos estudos que comprovam os benefícios que a musculação traz para a nossa saúde, além claro do fortalecimento dos músculos e ossos. É por isso que ela se tornou uma das atividades físicas mais praticadas em todo o mundo. Hoje em dia é praticamente impossível andar pela cidade sem cruzar com academias de todos os tamanhos e estilos, para todos os públicos e bolsos.

São inúmeras as vantagens para a saúde de quem malha, dependendo do caso a musculação pode ser bem mais vantajosa que um exercício aeróbico. O principal motivo que as pessoas buscam uma academia para malhar, é com certeza a perda de peso. É comprovado que pessoas que estão acima do peso, quando começam a malhar levantando peso, pelo menos 3 vezes por semana, podem perder até 40% mais gordura do que uma pessoa que realizou a mesma carga de exercícios aeróbicos. Além de uma maior facilidade para manter o peso depois.

Diferente do que muitas pessoas acham, malhar também é uma excelente maneira de queimar calorias. Quando nós estamos fazendo repetições de levantamentos de peso, estamos automaticamente causando pequenas lesões nas fibras dos músculos, e o nosso corpo necessita de uma grande quantidade de energia para realizar essa regeneração, queimando uma grande quantidade de calorias. Podemos queimar a mesma quantidade de calorias malhando, do que correndo por exemplo.

Malhar também é uma ótima forma de aliviar o stress e ter uma sensação de bem estar. Algumas pessoas preferem malhar logo cedo, antes de qualquer outra atividade, como ir para o trabalho ou para a faculdade, pois começam o dia com mais energia e focados. Outras preferem encerrar seu dia na academia, liberando toda a carga de stress acumulado. E tem ainda quem malha em seu horário de almoço do trabalho. Isso pode variar de acordo com a pessoa, seu organismo e rotina.

 

Algumas dicas importantes para malhar corretamente

Malhar é ótimo e faz muito bem para a saúde, mas como todo esporte a musculação deve ser levada muito a sério, pois se praticada de maneira incorreta, pode trazer uma série de problemas graves para sua saúde. Principalmente com a chegada da internet e sites como o Youtube, apareceram milhares de pessoas sem o menor conhecimento técnico sobre o assunto, demonstrando técnicas e dicas de treinos perigosos para nossa integridade física.

Por isso é bacana antes de você iniciar seus treinos, buscar o acompanhamento de algum profissional gabaritado, para melhor te instruir na forma correta de realizar os movimentos. Também separamos abaixo algumas dicas para você usar na hora de malhar:

 

Respeite suas limitações

Sempre respeite suas limitações, e não tente levantar mais peso do que você realmente suporta. Um movimento bem feito com todas as repetições, é muito melhor que uma grande quantidade de peso com os movimentos errados.

Treine todos os músculos

Não treine apenas os músculos que você acha importante, todos tem sua importância. Não adianta você apenas focar em uma parte do corpo que acha bonita e esquecer das outras. Além de esteticamente ficar desproporcional, muitas vezes para trabalhar uma parte do corpo você precisa fortalecer outras.

Rotina de treinos

Inclua a malhação em sua rotina diária. É importante que você treine no mínimo 3 vezes por semana. Treinar menos que isso, como 2 vezes por exemplo, ainda vai ser benéfico para sua saúde, porém não verá muitos resultados aparentes.

Sempre se alongue antes de começar

Essa dica é muito importante. Sempre antes de começar a malhar com os pesos, faça uma boa sessão de alongamento para evitar lesões. Algumas pessoas também preferem fazer depois do alongamento um pouco de exercícios aeróbicos para  aquecer o corpo.

Faça intervalos e beba água

Respeite sempre seu condicionamento físico e faça intervalos entre um exercício e outro. Entre as séries do mesmo equipamento, tente fazer intervalos mais curtos, de 10 a 30 segundos. E não esqueça de ingerir bastante líquido para se hidratar, leve sempre com você uma garrafa d’água para facilitar. De preferência, uma garrafinha que você use sempre, ao invés de utilizar alguma de plástico ou copos descartáveis! Minimizar o lixo é sempre bom, né?

 

Uma alimentação saudável é tão importante quanto o treino

Não importa os motivos que te levaram a malhar, ter uma alimentação saudável alinhada aos treinos é fundamental. Tanto para perder peso quanto para ganhar massa muscular as dietas são extremamente necessárias para alcançar essas metas. Muitas pessoas acreditam que a alimentação é ainda mais importante que o próprio treino.

Para melhor atender suas necessidades e realizar seus objetivos, é aconselhável buscar o acompanhamento de um nutricionista para elaborar uma dieta específica para você. Para ter um melhor resultado você deve ingerir os nutrientes certos, nas proporções corretas e na periodicidade certa.

 

  • Proteína

A proteína é o principal elemento para a construção dos músculos. Em média você deve ingerir 2 gramas de proteína para cada quilo de massa magra. Você pode extrair essas proteínas das carnes por exemplo (carne vermelha, peixe, frango, porco, etc), ovos, leite e soja. Como é muito difícil retirar toda a proteína necessária nas refeições, existem as suplementações proteicas para suprir essa necessidade.

 

  • Carboidratos

A principal fonte de energia do nosso corpo e tecnicamente um dos mais fáceis de ser encontrado em diversos alimentos. O problema é que você deve sempre buscar fontes de carboidratos com baixo índice glicêmico, no caso pães, arroz e massas, tudo integral. Os carboidratos de alto índice glicêmico criam altos picos de insulina no organismo, que são transformados em gorduras.

 

  • Gorduras

Nem todas as gorduras são más como muitos acreditam. Muito pelo contrário, as gorduras boas são essenciais na dieta de qualquer pessoa que pratique musculação. Essas gorduras podem ser encontradas em peixes gordurosos como salmão, em nozes, castanhas e no azeite de oliva. As gorduras que devem ser evitadas são as trans e as saturadas.

 

  • Outros nutrientes

Outros nutrientes como vitaminas, minerais, ferro, zinco, cálcio, entre outros, são igualmente importantes e necessários. Você pode encontrar esses nutrientes em frutas, legumes e vegetais. Por isso é importante incluir esses alimentos na sua dieta, e como são alimentos super leves e saudáveis, você pode abusar.

 

De quanto em quanto tempo devo comer?

As formas de se alimentar, inclusive os intervalos entre uma refeição e outra são super importantes. A pessoa deve comer de 3 em 3 horas, para o organismo manter o metabolismo ativo de crescimento muscular. Pois quando ficamos muito tempo sem se alimentar, o corpo começa a consumir nossas reservas, inclusive a massa muscular que tanto trabalhou para conseguir.

 

Os tipos de suplementos e para que servem

Nem sempre conseguimos extrair todos os nutrientes necessários para o nosso desempenho através dos alimentos, é por isso que existem os suplementos nutricionais. Vale lembrar que os suplementos não substituem os alimentos, eles são apenas um complemento. Veja abaixo os principais suplementos e para que eles servem:

 

Suplementos de Proteína

O famoso whey protein e as barrinhas de proteína. Sua principal função é o ganho e reparo na massa muscular.

Suplementos de Aminoácidos

Os aminoácidos são elementos que formam as proteínas e os suplementos a base de aminoácidos são direcionados para os tecidos musculares. Eles ajudam na construção muscular e fornecem a energia necessária para as células musculares.

BCAA

Servem para reduzir a sensação de fadiga e cansaço do corpo. Muitas pessoas acham o uso dessa substância perigosa, pois ela na verdade é uma ilusão de que você não está cansado, quando na verdade seu corpo pode estar chegando no seu limite. Às vezes o cansaço e as dores são sinais que é hora de parar, e é importante respeitar os sinais do corpo para evitar lesões ou maiores complicações.

Abulmina e Glutamina

Possui todos os aminoácidos necessários para o organismo realizar a formação muscular. A glutamina reduz a fadiga nos músculos e melhora o sistema imunológico. Elas são proteínas encontradas na clara do ovo.

Creatina

Uma síntese de aminoácidos, perfeitos para exercícios de baixa duração porém com muita explosão. Como acontece um acúmulo de água nos músculos, seu efeito é rapidamente perceptível. Porém conforme o uso é diminuído, o volume dos músculos também diminuem drasticamente.

Termogênicos

Os termogênicos potencializam o metabolismo, por isso são muito procurados para quem quer perder peso rapidamente. Porém é um suplemento muito perigoso, que pode até haver casos de dependência química, então é recomendável um uso consciente e controlado, apenas sob o acompanhamento de um profissional da saúde.

L-Carnitina

É uma substância que queima as gorduras dentro das células. Porém estudos dizem que nosso corpo já produz uma quantidade suficiente dessa substância. Ou seja, suplementar elas, ingerindo mais dessa substância não potencializa seu efeito, queimando mais gordura. Muitos consideram a L-Carnitina inútil por causa disso.

Suplementos de Carboidratos

Serve para otimizar todos os líquidos ingeridos por nós. Muitos acreditam que o mesmo efeito pode ser alcançado através do soro caseiro. Os suplementos mais famosos a base de carboidratos são a dextrose e a maltodextrina.

 

5 acessórios indispensáveis para malhar

Como dissemos anteriormente o uso dos acessórios certos não é um luxo, mas sim uma necessidade. Não importa se você é um iniciante ou um atleta experiente, esses acessórios vão te garantir uma maior segurança na hora de executar seu treino. Então não vamos perder tempo, e vamos à eles:

 

1 – Tênis

O uso de um tênis específico para a prática de esportes é fundamental. Sem o calçado correto, você pode apresentar uma série de problemas na coluna e nos pés, pois esses exercícios exigem muito dos membros inferiores.

2 – Luvas

As luvas são muito importantes para evitar maiores lesões nas mãos. As bolhas e calos são comuns nos praticantes de musculação, porém sem as luvas de proteção esses machucados iam tomar proporções bem maiores, impossibilitando um treino constante.

3 – Bolsa Térmica

Esse é um acessório essencial para você que vai para a academia direto do trabalho ou da faculdade. Com a bolsa térmica você pode armazenar e transportar suas refeições, bebidas e suplementação com total segurança.

A Barbell é uma empresa pioneira no desenvolvimento e fabricação de bolsas térmicas fitness que são perfeitas para o estilo de vida fitness. Com design moderno e feitas com materiais de qualidade, as bolsas térmicas Barbell proporcionam um isolamento térmico que conserva seus alimento por até 18 horas fora do refrigerador.

Elas possuem uma alça confortável e resistente, capacidade para três marmitas ou mais e bolso interno com acabamento de zíper. As bolsas térmicas ainda contam com bolsas de gel e potes livres de BPA e PVC, para armazenar seus alimentos da maneira correta, pois eles não interagem quimicamente com os alimentos.

4 – Roupas esportivas

O uso de roupas esportivas e confortáveis para a realização de qualquer exercício físico é realmente muito essencial. Hoje em dia, com a evolução da tecnologia as roupas fitness barbell são feitas com tecidos leves e confortáveis, com sistemas de controle de suor e temperatura. Além disso, graças à um mercado cada vez mais exigente, elas se tornaram extremamente estilosas e fashion.

5 – Celular

Não, não é para tirar aquela selfie no espelho durante o treino (mas também está liberado!). Mas quem não gosta de malhar escutando aquela música empolgante? Muitas pessoas acreditam que o poder da música na hora de praticar atividades físicas pode ser crucial. A música certa pode te ajudar e te motivar nas horas mais difíceis e cansativas do treino. Além disso, você pode baixar aplicativos para te ajudar nos treinos, na dieta e na corrida.