Descubra os melhores exercícios com faixa elástica que você pode fazer em casa, na academia ou qualquer lugar! É um ótimo acessório que permite realizar exercícios físicos em casa sem gastar nada, e com ela, será possível obter resultados maiores. A faixa elástica também conhecida como “miniband” e “band“, serve para treinar o corpo inteiro!

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Créditos: PerformBetterEurope on Visualhunt / CC BY-NC-SA

Exercícios com faixa elástica para membros superiores

A faixa permite que quem a utilize controle a intensidade dos exercícios que serão feitos, que inclusive podem acontecer em qualquer lugar de escolha. Ou seja, evidenciam-se duas vantagens de utilizá-la. Além de ser simples e de não oferecer grandes problemas, ela poderá ser adotada por todas as pessoas, de qualquer idade que estejam permitidas à realizar atividades físicas.

 

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Elevação frontal

Entre os exercícios possíveis de se realizar com a faixa, tem-se a elevação frontal. Assim, serão trabalhados diversos músculos dos ombros, parte dos membros superiores. Para realizar a elevação, será necessário pisar na faixa elástica, com os dois pés, depois, com as mãos, você irá levantar o elástico da altura da cintura aos ombros, e baixá-lo.

Extensão de ombros com a faixa elástica

No caso da extensão de ombros com o elástico, você irá fazer como no exercício anterior, colocando os pés em cima dele, apoiando o calcanhar. Logo depois, você irá flexionar os cotovelos em noventa graus, levantando-os acima da cabeça, estendo-se os braços.

Elevação lateral

Pisando outra vez no elástico, utilize as mãos para levantar o elástico lateralmente, deixando o corpo como uma cruz. Ou seja, o movimento será semelhante ao bater das asas de alguma ave, da cintura, até a altura dos ombros, elevando e baixando os braços.

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Crédito: PTPioneer on Visual hunt / CC BY

Exercício para peito

Para treinar peito, será necessário contar com uma coluna ou até mesmo uma parede que passe o elástico por ela, em que você estará de pé em sua frente. Neste momento, você irá segurar cada extremidade da faixa, de uma forma que mantenha os seus braços estendidos, então abrindo-os e fechando-os até a altura dos ombros, sem elevar demais.

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C´réditos: PTPioneer on Visual hunt / CC BY

Rotação externa

Será possível realizar este exercício com o elástico em volta de uma coluna novamente. Dessa forma, você segurará as extremidades com apenas uma mão. Em pé, você irá afastar-se da coluna com o elástico nas mãos e depois começará a girar o ombro através da mão, que será guiada para fora do alcance do corpo. Uma observação a todos esses exercícios, é que o cotovelo deve estar sempre flexionado.

Exercícios com faixa elástica para coluna

A faixa elástica poderá ser utilizada para o reequilíbrio muscular das costas, ou coluna. Podem inclusive, estar inclusos exercícios com o elástico tendo cunho terapêutico sob a área da fisioterapia. Além das atividades mencionadas, ela também pode fazer parte de exercícios de yoga e também pilates.

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Créditos: PTPioneer on Visual hunt / CC BY

Em relação aos exercícios para as costas e a coluna, o elástico pode treinar os dorsais, trapézios, além dos ombros como já foi mencionado, e por fim os músculos da lombar. Com isso, serão citados cinco exercícios exemplos de tais afirmações:

Atividade 1#

O remo será o primeiro exercício a ser destacado. Para executá-lo, basta que a pessoa sente no chão com as pernas estiradas, como se de fato fosse remar em um barco, cujo movimento se dá por puxar o elástico em direção ao abdômen.

Com o elástico passando pelos pés da pessoa, ela irá remar naquela posição repetidas vezes, com as mãos nas extremidades deste elástico. O ideal é que sejam feitas 10 repetições deste exercício, ou 30 segundos seguidos.

 

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Atividade 2#

O segundo exercício poderá ser feito de pé, olhando para a frente como as pernas afastadas na largura dos ombros, pisando na faixa e pegando este elástico de baixo, até a altura do peito.

Atividade 3#

O terceiro exercício é uma variação do mencionado remo, sua grande diferença é que este será executado em pé, os pés espaçados na altura dos ombros, pisando no elástico, com as mãos na faixa, o corpo será inclinado para a frente. O ideal é que se pratique 10 repetições ou 30 segundos seguidos desta atividade. Por fim, este exercício servirá tanto para os ombros quanto para as costas.

Atividade 4#

O quarto exercício acaba sendo uma outra variação do remo, em que nele a pessoa ficará de pé. Essa atividade será interessante de ser feita de frente a alguém. Uma delas deve estar pisando na faixa elástica com um pé. Então, você iniciará pegando o elástico com o braço e levando-o para trás, subindo até acima dos glúteos.

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O outro braço estará apoiado acima do joelho respectivo ao pé que pisa o elástico, e uma dica para a melhor realização deste é exercício é pressionar ainda mais o elástico, com o uso de mais força.

Atividade 5#

O quinto exercício é uma das modalidades existentes de agachamento. Basta que você em pé, pise com os pés na largura dos ombros na faixa elástica. Pegando as extremidades do elástico com as duas mãos, e abaixando-se mais, com a coluna ereta. Realize, por conseguinte, os agachamentos. As repetições poderão ser definidas em até 10 vezes.

Assim, estas são modalidades de exercícios com faixa elástica que podem ser feitos em casa, de maneira eficaz com o uso de um simples elástico, que por sua vez tem o poder de potencializar os resultados a longo prazo.

Exercícios com faixa elástica para braços

Além dos cinco exercícios com faixa elástica mencionados acima, e como dito anteriormente, é possível com a faixa treinar o corpo inteiro. Treinar o tríceps nunca se tornou tão fácil. Com o uso do elástico, além de variar este exercício que pode ser costumeiro na vida de alguém, os resultados são notórios. São tão bons quanto com o uso de outros equipamentos próprios de academia.

 

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Flexões de bíceps

Para executá-lo, basta que com um passo à frente. Use os joelhos flexionados, pisando no elástico. Pegue cada extremidade dele com as mãos viradas a sua frente. Logo, em seguida, flexione os braços que estarão posicionados na frente do seu tronco. Leve o elástico até os ombros, e baixe-o de volta. O ideal é repetir este exercícios 20 vezes.

Variações

Para treinar os braços basta que conte com um apoio. Seja uma barra lateral, parede ou até mesmo um gancho. Um outro suporte interessante é o trinco de uma porta, desde que este esteja fechado.

A faixa deverá estar acima do umbigo. De frente pra ela, inicie segurando suas extremidades com os pulsos virados para cima. Nesse momento, você irá repetir uma elevação dos braços. O elástico estará apoiado na superfície de apoio escolhida, e você irá abaixar os braços até o quadril. Aí, então, levantá-los até a altura dos cotovelos.

Puxada

Acima da sua cabeça, utilize algum gancho, ou outro objeto que seja alto e sirva. Com os joelhos flexionados, fique de frente para a faixa e segurando as extremidades do elástico você irá flexionar os braços seguindo as laterais de seu corpo, esticando as mãos até a altura das coxas por vinte vezes.

Flexões de pulsos

O suporte a este exercício poderá ser uma cadeira, ou outro monumento que possa realizar um papel semelhante a esta. Sentado e com a coluna ereta, as pernas serão abertas e você vai segurar uma ponta do elástico com a mão de lado oposto ao pé que será usado na outra extremidade com a ponta dele.

Com o cotovelo esquerdo apoiado na coxa esquerda, o antebraço serpa suspendido no ar e o pulso voltado para cima será flexionado com pressão. O ideal é que se repita 20 vezes estes exercícios.

Como ganhar massa com faixa elástica?

É possível aumentar a massa das pernas e glúteos com o uso do elástico. Fazendo exercícios com faixa elástica, como adução e abdução por exemplo, agachamentos, e entre outros, o ganho acontece. Essas atividades, além do aumento de massa, também promovem o fim de celulites nas regiões treinadas. Além disso, o elástico aumenta sua resistência e condicionamento físico rapidamente, melhorando a sua força.

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Tonificando os músculos das pernas e bumbum, o elástico também pode deixar a barriga mais firme e seca, pois quase todos os exercícios exercidos sobre ele, tem ação direta no corpo todo ou em partes dele.

Exercícios e boa alimentação

Como todo profissional aconselha, é preciso manter a realização de exercícios acompanhada de uma boa alimentação. Seja comendo de três em três horas, ou outro tipo de regime, o ideal é que esse momento a alimentação seja respeitada para que haja resultados positivos na estética e na saúde do seu corpo e também da própria mente.

Sempre atentos aos tipos de dietas, aquelas que engordam exigem uma alimentação cujas calorias não serão inteiramente queimadas.Então os exercícios passados nesse momento, devem ser adequados ao objetivo de ganho de peso, assim como também ocorre ao objetivo da perda do peso.

 

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Proteína

A proteína é essencial à subsistência do ser humano, geralmente presente em diversas carnes. Contém provimentos que fazem os aminoácidos do sangue permaneçam ao dia a dia. Isso, portanto, significa que os músculos terão uma boa recuperação pós treino.

O descanso do músculo é fundamental para que ele cresça, fazendo desta uma das fases mais importantes na escolha de uma vida de treinos. Além das carnes, as proteínas também são constantes em iogurtes, ovos, e também queijos. Esses alimentos, portanto, são ótimas pedidas para a formação de sua dieta.

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Gorduras boas

As gorduras positivas estão presentes em alimentos como abacate, castanhas, azeite, amendoim, coco, e entre outros. Aumentam as calorias em uma dieta e ajudam no ganho de massa muscular. Uma forma de adequar esses alimentos à sua rotina, é utilizar-se de pastas de amendoim no pão. Você pode também fazer uso de vitaminas, lanches usando as castanhas, amendoins ou o coco. Tudo isso contendo também a opção de misturar o abacate ao iogurte e fazer outras vitaminas mais saborosas.

Frutas

O consumo de frutas é muito importante, pois são ricas em fibras. O consumo de ao menos 3 frutas distintas por dia pode te garantir uma saúde melhor. Ainda as que sejam elaboradas em saladas, sucos, ou consumidas separadamente. Elas irão melhorar o seu metabolismo e também o sistema digestivo. Estes são fatores essenciais a uma vida saudável que tenha resultados positivos em dietas e exercícios físicos.

Muita água!

Por fim, é crucial que a pessoa que exercita-se constantemente ou não, beba muita água para hidratar seu corpo dia a dia. Isso potencializa o ganho de massa muscular, por causa do aumento do tamanho das células musculares, que é hipertrofia. Isso porque, ela só ocorre se suas células contarem com muita água para aumentar seu tamanho. O ideal é que se tome no mínimo 2 litros de água por dia, para manter o seu corpo saudável, hidratado e ainda musculoso!

Por fim, conclui-se que a utilização do elástico no treinamento do corpo e condicionamento físico pode ser uma boa opção versátil, cujo uso caberá em qualquer ambiente. Seja nos treinamentos ao ar livre, em casa ou nas ruas, ou até mesmo dentro da própria academia. A sua utilização possui uma variedade de exercícios, que como dito anteriormente, é capaz de treinar um corpo inteiro. Isso faz com que acabe muitas vezes com a monotonia de repetir sempre os mesmos exercícios.

Dicas finais

Para uma melhor relação entre o exercício e o seu corpo, não esqueça de estar vestindo uma roupa de ginástica confortável. Isso é essencial para o bom desenvolvimento da atividade física. O uso do elástico pode potencializar a sua força, além de trazer resultados melhores do que aqueles conseguidos por meio de exercícios simples sem o uso de qualquer equipamento.

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Treinando braços, costas, peito, pernas, bumbum e diversos outros músculos do corpo humano, esse simples acessório pode ser utilizado de diversas formas, em diversas performances. Desde que utilizado de maneira adequada, as repetições acima mencionadas trarão efeitos mais rápidos ou até mesmo melhores do que se imaginava e esperava.

Contudo, é de suma importância levar uma vida saudável fazendo a junção de exercícios físicos com uma alimentação que deve ser rigorosamente saudável, balanceada e nutritiva. É a junção desses fatores que farão a diferença em seu corpo, saúde e também na sua mente. As diferenças de uma rotina saudável e da rotina desleixada com a própria saúde é latente. Então, é preciso se cuidar.

Nesse meio termo entre saúde e rotina fitness, não podemos nos esquecer de tomar bastante água! Como dito anteriormente, além de ser essencial à vida por hidratar e permitir o melhor funcionamento dos órgãos, no caminho fitness, a água ajuda no crescimento dos músculos significativamente, o que implica dizer que ela aumenta suas chances de atingir um resultado positivo, e sem ela, não será possível!

 

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Nutrição e performance

Portanto, a postura ideal de alguém que pratica exercícios físicos é procurar também um profissional na área da nutrição. Ele irá adequar uma dieta às necessidades do seu corpo, assim como também às necessidades do seu treino. Com uma rotina ligada à saúde, diversas doenças serão evitadas. A juventude será ainda mais preservada. Ainda que alcance a maior das idades, isso se chama aumento de qualidade de vida.

Assim, é muito simples chegar a este resultado! Se com apenas um elástico você pode realizar tantos exercícios em casa, parece desculpa não fazer de forma alguma nenhuma atividade física. Use o seu dia a dia ou as suas horas livres! Sempre com acompanhamento profissional, será possível realizar essas destrezas, seja qual for sua idade, peso, ou sexo! É possível viver bem.

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